tradutor

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lei que fazia militares omitirem sua sexualidade é anulada nos Estados Unidos (Lady Gaga comemora)

People! Lembra da lei “Don´t ask, don´t tell” (não pergunte, não conte) voltada ao exército dos Estados Unidos, que fazia com que militares omitissem sua homossexualidade para poder servir as forças armadas do país? Pois bem, no último final de semana o Senado americano aprovou – por 63 votos, contra 51 - a anulação de tal lei, que foi criada em 1993. Com a mudança, homossexuais podem servir as Forças Armadas americanas revelando abertamente sua orientação sexual.




No início do sábado, a Câmara dos Representantes aprovou o documento que pedia a mudança. O presidente Barack Obama deve transformá-lo em lei. Obama, por sinal, chegou a colocar a anulação da lei como um de seus objetivos de governo. Segundo o presidente, acabar com a proibição significaria que "milhares de patriotas americanos" não serão forçados a deixar o serviço militar "porque coincidentemente são homossexuais".



No início do mês, um relatório do Pentágono disse que permitir que soldados fossem abertamente homossexuais teria pouco impacto na coesão das forças americanas lutando no Iraque e no Afeganistão.



“Curiosidade”: Mais de 13 mil oficiais do exército foram demitidos por causa da lei, que foi aprovada durante o governo de Bill Clinton.



Lady Gaga



Sim! Lady Gaga foi uma das grandes garotas propagandas para o fim da lei “Don´t ask, don´t tell”. A muza pop inclusive chegou a gravar um vídeo diretamente aos senadores. Com a anulação, Gaga comemorou no twitter. Ela escreveu: “Hoje eu estou tão orgulhosa de ser americana. Eu queria estar em casa para que eu pudesse participar de uma Parada. Estamos caminnhando… para a igualdade plena”. Gaga também divulgou a imagem abaixo, na qual aparece com uma folha escrita “Full Equality” (Igualidade total).


Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: